O Curso de Supervisão de Órgãos ATC visa a conscientizar os alunos quanto à importância de liderar equipes em Órgãos ATC, tendo como foco o embasamento cultural que atenda aos interesses do Comando da Aeronáutica no que concerne ao Controle de Tráfego Aéreo para o exercício da atividade da Supervisão. O curso conta com abordagens teóricas e práticas na área das Ciências Humanas envolvendo as disciplinas Aspectos Psicológicos na Supervisão, Aspectos Técnicos da Supervisão e Prática Simulada, todas com o objetivo permitir a troca de experiências entre os alunos e entre estes e os instrutores, de modo a agregar valores à atividade de Supervisão ATC.
DISCIPLINA 1: Aspectos Técnicos da Supervisão
DISCIPLINA 2: Aspectos Psicológicos da Supervisão
DISCIPLINA 3: Prática Simulada
Oficiais dos quadros QOECTA ou QOEA CTA; ou ATCO Oficial da Marinha ou do Exército; ou ATCO civil assemelhado, conforme o caso, com Habilitação Técnica válida para operar no respectivo Órgão ATC em uma das seguintes categorias: TWR, APP, APP-VGL, ACC ou ACC-VGL.
Graduados do Quadro QSS BCT; ou ATCO graduado da Marinha ou do Exército; ou ATCO civil, conforme o caso, com Habilitação Técnica válida para operar no órgão e/ou região e ter exercido as respectivas atribuições por, ao menos, 36 (trinta e seis) meses, consecutivos ou não.